Home / Ministérios

Ministérios

O termo “ministério” é amplamente usado na Renovação Carismática Católica para designar, de uma maneira geral, os diversos serviços do Grupo de Oração.

Um ministério é um serviço específico dentro do Grupo de Oração. É um trabalho para servir à comunidade cristã, uma maneira de exercitar o apostolado. Cada batizado é chamado a crescer, amadurecer continuamente, dar cada vez mais fruto na descoberta cada vez maior de sua vocação, para vivê-la no cumprimento da própria missão.

“Os ministérios são diversos, mas um só é o Senhor” (I Cor 12,5). Fazendo esta afirmação, São Paulo coloca todos os ministérios – serviços – em submissão a Jesus Cristo e dentro de um contexto de comunhão eclesial (cf. Ef 4,11-16). Assim, devem funcionar harmonicamente como em uma orquestra, em que cada um faz o seu “som”, mas o todo é que faz a beleza.

As equipes ou ministérios devem ser formados na medida da necessidade e da realidade de cada Grupo de Oração. Seus membros devem ser escolhidos em oração e de acordo com os vários dons que surgem. Para cada necessidade há pessoas ungidas pelo Espírito para seu atendimento: “Temos dons diferentes, conforme a graça que nos foi conferida. Aquele que tem o dom de profecia exerça-o conforme a fé. Aquele que é chamado ao ministério, dedique-se ao ministério. Se tem o dom de ensinar, que ensine; o dom de exortar, que exorte; aquele que distribui as esmolas faça-o com simplicidade; aquele que preside, presida com zelo; aquele que exerce a misericórdia, que o faça com afabilidade” (Rm 12,6-8).

(Este texto foi retirado da apostila Grupo de Oração, número 3 do módulo básico de formação da RCC. Conheça o material no site da Editora RCCBRASIL).

Para que em todos os Grupos de Oração do país, cada Ministério trabalhe em unidade, com a visão, espiritualidade e carisma, alinhados ao Movimento, cada um dos Ministérios possui, além da coordenação no Grupo de Oração, representação diocesana, estadual e nacional.

Confira, abaixo, os coordenadores de ministérios da RCC da Diocese de Franca para o biênio 2021-2022.

 

Walter César Marques Moreira

Walter César Marques Moreira

Ministério de Comunicação Social
Nascimento: 27 de abril de 1983
Idade: 41 anos
Grupo de Oração Nossa Senhora do Patrocínio
Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio
Patrocínio Paulista-SP

Email: comunicacao@rccfranca.org.br

 

Coma minha mãe, quando eu ainda era criança, tive a oportunidade de participar do grupo de oração. Foi ai que conheci a RCC, foi onde eu cresci, onde Deus me chamou, onde Ele se revelou pra mim, e onde eu quero permanecer até o fim. É impossível não amar a Renovação Carismática Católica.

O Ministério de Comunicação Social tem como objetivo anunciar o Senhorio de Jesus em todas as instâncias, semeando a Cultura de Pentecostes. Dentro da Renovação Carismática, é um ministério de serviço que tem o objetivo de dinamizar, organizar e efetivar a evangelização através dos meios de comunicação, bem como ser responsável por toda parte de divulgação e cobertura dos eventos dentro da RCC, servindo de suporte aos demais ministérios.

Luciana Ap. Soares

Luciana Ap. Soares

Ministério para Crianças e Adolescentes
Nascimento: 11 de novembro de 1972
Idade: 51 anos
Grupo de Oração Pastorinhos de Fátima
Franca-SP
Email: criancas@rccfranca.org.br

 

No ano de 2000 conheci a renovação através dos meu filhos e fui tocada pelo Espírito Santo que começou uma obra em mim (em construção).

 

Ministério para Crianças e Adolescentes visa levar os pequeninos a conhecer Deus, através de orações, músicas, leitura da palavra de Deus, por meio de uma linguagem adequada à criança e ao adolescente. O principal objetivo do ministério é mostrar que Jesus está vivo e acompanha seus filhos em todos os momentos e que confiando em Deus a vida fica melhor.

Osmarina da Costa Furlan

Osmarina da Costa Furlan

Ministério de Oração por Cura e Libertação
Nascimento: 26 de novembro de 1975
Idade: 48 anos
Grupo de Oração Nossa Senhora de Fátima
Sales de Oliveira-SP
Email: curaelibertacao@rccfranca.org.br

 

A RCC é para mim um presente de Deus, pois conheci o amor de Deus que tem me conduzido por todos este anos. Desde o dia 12 abril de 1994 num perene Pentecoste.

 

Ministério de Oração por Cura e Libertação é o serviço prestado no grupo de oração, orientando seus participantes a buscar a cura e a libertação para si e para os seus, em Jesus, através da oração dos irmãos. O objetivo deste ministério é reacender a chama da fé no coração de todos, Jesus é o ontem, o hoje e sempre estará realizando seus milagres e derramando suas graças em cada um. Deus concede a seus filhos vida em plenitude em Jesus Cristo pelo poder de seu Espírito Santo.

Fernanda Garcia e Danilo Garcia

Fernanda Garcia e Danilo Garcia

Ministério para as Famílias

Fernanda Aparecida da Silva Garcia
Nascimento: 27 de setembro de 1986
Idade: 37 anos

 

Danilo Aguila Garcia
Nascimento: 7 de outubro de 1984
Idade: 39 anos

 

Grupo de Oração Fonte de Vida
Franca-SP
Email: familias@rccfranca.org.br

 

Participamos do grupo de Oração Fonte de Vida, onde experimentamos o amor de Deus em nossas vidas.
Através dele nos conhecemos, namoramos e constituímos nossa família. Podemos dizer, com toda certeza, que a RCC faz parte da nossa história.

Ministério para as Famílias é o serviço, dentro do Grupo de Oração da Renovação Carismática Católica, responsável pela evangelização, acompanhamento e formação das famílias!

Segundo o Documento de Aparecida: A família não é uma mera instituição natural; antes, faz parte do projeto do Criador (cf. Gn 1,27), de modo que “pertence à natureza humana que o homem e a mulher busquem um no outro sua reciprocidade e complementaridade” (n. 116). Na plenitude dos tempos, o Filho de Deus assumiu a nossa natureza humana e, “optando por viver em família em meio a nós, a eleva à dignidade de ‘Igreja doméstica’” (n. 115). O amor conjugal “é assumido no Sacramento do Matrimônio para significar a união de Cristo com sua Igreja” (n. 117; cf. 175g; 433s).

É na família que a pessoa “descobre os motivos e o caminho para pertencer à família de Deus” (n. 118).

Liliana Fernanda Perez da Silva

Liliana Fernanda Perez da Silva

Ministério de Fé e Politica
Nascimento: 25 de abril de 1985
Idade: 39 anos
Grupo de Oração Nossa Senhora Aparecida
Paróquia São Sebastião e Santo Antônio
Guará-SP

Email: feepolitica@rccfranca.org.br

 

Estou na renovação carismática há 23 anos , meu encontro pessoal com Jesus foi no seminário de vida.

Ministério Fé e Política é o serviço dentro da Renovação Carismática Católica para a evangelização da política, a partir da experiência do Batismo no Espírito Santo. O objetivo não é formar partidos políticos ou realizar campanhas eleitorais, é conscientizar os cristãos a utilizarem o voto de modo justo, e apoiarem o candidato(s) conforme a consciência de cada um. A Renovação Carismática também apóia e incentiva a participação na política daqueles que sentem chamados a este serviço.

Giovanni Aurélio de Brito

Giovanni Aurélio de Brito

Ministério de Formação
Nascimento: 4 de setembro de 1975
Idade: 48 anos
Grupo de Oração Luz da Misericórdia Divina
Área Pastoral Nossa Senhora da Rosa Mística
Franca-SP

Email: formacao@rccfranca.org.br

 

Minha primeira experiência na Igreja além da catequese foi em 1987 quando comecei a caminhar na Legião de Maria aos 12 anos. Foi lá, que meu amor com a Mãe, despertou. Conhecia a RCC de nome pois minha mãe costumava participar, mas em 1994, fui tomado por um imenso amor que pela graça de Deus, não permitiu que me afastasse desse sopro de vida que é a RCC. Passei por muitos encontros, toquei em alguns ministérios; vivi a ofensiva nacional; e com tudo isso aprendi uma grande lição: que a cada dia mais eu necessito do amor e da misericórdia do Senhor e da companhia efetiva de Maria Santíssima.

“Contudo, seja qual for o grau a que chegamos, o que importa é prosseguir decididamente” Filipenses 3, 16

Ministério de Formação surgiu da necessidade de formação permanente daqueles que estão no serviço do Senhor dentro da RCC. O objetivo deste ministério é formar os líderes / servos para que atuem na RCC capacitados e renovados em suas identidade, unidade e missão.

Luzineide de Carvalho Assis

Luzineide de Carvalho Assis

Ministério de Intercessão
Nascimento: 6 de abril de 1964
Idade: 60 anos
Grupo São José Operário
Paróquia Santa Rita

Franca-SP
Email: intercessao@rccfranca.org.br

 

Conhecer a RCC aos 21 anos de idade foi um divisor de águas pra mim. Foi na RCC que aprendi até mesmo a diferença entre espiritismo e Espírito Santo que na minha ignorância espiritual eu não sabia. Na medida que pregava o evangelho iria também me evangelizando atrás das escrituras e formações proporcionadas pelo movimento.  E migrar para o ministério de intercessão? Aprendi a parar de olhar pra mim mesma pra me colocar na presença de Deus pelos irmãos…
Em processo de renovação tenho pedido cada vez mais ao Espírito Santo o dom do amor e da compaixão. A meta é salvar almas e a mim mesma. Ser carismática é um privilégio. Presente de Deus. Só gratidão.

Ministério de Intercessão desenvolve um trabalho de intercessão, ligado a Rede de Intercessão Nacional, que visa apoiar e fortalecer os grupos de intercessão ligados aos Grupos de Oração e dar formação aos intercessores no sentido de sustentar na oração todos os projetos da Renovação Carismática Católica do Brasil.

Everton Alves Guilherme

Everton Alves Guilherme

Ministério Jovem
Nascimento: 15 de setembro de 1987
Idade: 36 anos
Grupo de Oração Jovem Jovens Conectados em Cristo
Paróquia São Sebastião e Santo Antônio
Guará-SP
Email: 
jovem@rccfranca.org.br

 

Iniciei minha caminhada na Renovação Carismática Católica em 2014, e desde então a minha vida se tornou uma eterna missão de amor.

Ministério Jovem é responsável por evangelizar a juventude. Ele busca proporcionar e incentivar momentos de evangelização dos jovens, apoiando os grupos de oração nestas atividades, produzindo material e ajudando na formação de outros jovens evangelizadores.

Como parte desta formação, também são realizados encontros onde se trabalha questões desta faixa etária como afetividade, sexualidade e outros assuntos referentes à juventude. O ministério tem por objetivo levar ao jovem a ter tudo de bom que a vida oferece sem exageros, excessos, que a juventude possa ter uma vida cheia do Espírito Santo.

Rodrigo Rodrigues Oliveira da Silva

Rodrigo Rodrigues Oliveira da Silva

Ministério de Música e Artes
Nascimento: 25 de abril de 1987
Idade: 37 anos
Grupo de Oração Nossa Senhora Rainha da Paz
Paróquia N. S. J. do Cristo Rei do Universo
Orlândia-SP

Email: musicaeartes@rccfranca.org.br

 

Conheci a Renovação Carismática Católica em 2008 Grupo de Oração Nossa Senhora Rainha da Paz quando me encontrava em um estado de drogadição avançado. Minha vida foi transformada em 2009 com o Seminário de Vida no Espírito Santo através de um testemunho de vida. Em 2011 tudo mudou. Em um grupo de oração que aconteceu em uma fazenda de recuperação (Assorev Ibiraci-Mg) em que eu me encontrava interno para a recuperação, fui agraciado pela graça do Batismo no Espírito Santo que virou a minha vida de ponta cabeça. Em 2012 sou convidado a servir no grupo de oração Nossa Senhora Rainha da Paz no Ministério de Música e logo em seguida 2013 fui convidado para ajudar a servir no Seminário de vida no Espírito Santo onde Me aproximo de minha esposa Solange e me caso com ela em 2015. Convidado também a compor a equipe de formação do Módulo Básico da Cidade de Orlândia empenhamos várias missões pela Diocese, convidado a fazer parte do Núcleo Diocesano do MMA Franca durante duas Coordenações Vanuatu e Heltin onde rompemos Diocese a dentro dando Formações Específicas. Em 2018 sou chamado a coordenar a Paróquia Jesus Cristo Rei do Universo na minha cidade Natal Orlândia. E em 2021 sou convocado pelo Espírito a Coordenar o Ministério de Música e Artes da Diocese de Franca e Junto a essa convocação o Convite a compor o Núcleo estadual do Ministério de Música e Artes do Estado de São Paulo. “Minha vida é do Senhor Jesus e faço o que Ele me mandar fazer.

 

Ministério de Música e Artes é a reunião das expressões artísticas que temos dentro da RCC: música,dança, teatro, artes plásticas e etc. Este ministério fornece subsídios e formação para aqueles que estão trabalhando com a música, com o teatro, e outras expressões dentro dos grupos de oração e/ou outras atividades da Renovação Carismática Católica.

Luiz Fernando Custódio Ferreira

Luiz Fernando Custódio Ferreira

Ministério de Pregação
Nascimento: 27 de outubro de 1960
Idade: 63 anos
Grupo de oração Javé Nessi
Paróquia Santa Luzia

Franca-SP
Email: pregacao@rccfranca.org.br

 

Vivi minha primeira experiência do Batismo no Espírito Santo em 1976. Comecei a participar da RCC no primeiro grupo de oração de Franca, foram anos experimentando dia após dia minha conversão, a vivência dos dons e um apostolado cheio de bençãos. Hoje revivendo tudo isto servindo no ministério de pregação.

 

Ministério de Pregação visa formar pregadores, quer seja aquela pessoa que jamais pregou, quer seja o pregador experiente que deseja aperfeiçoar-se a fim de atingir com eficácia os objetivos do carisma da pregação. Com os cursos de pregação os pregadores recebem capacitação para pregarem em todos os encontros (nas reuniões de oração realizadas nos grupos de oração, nos seminários, nos avivamentos, nos aprofundamentos etc). Também são capacitados a ministrarem ensinos onde for necessário.

Enilson Afonso Souza

Enilson Afonso Souza

Ministério de Promoção Humana
Nascimento: 17 de julho de 1982
Idade: 41 anos
Grupo de oração –
Paróquia –

Franca-SP
Email: promocaohumana@rccfranca.org.br

 

Em breve

 

O Ministério de Promoção Humana tem a missão de trabalhar nas obras sociais, priorizando o atendimento dos excluídos, através da Renovação Carismática Católica. O ministério de Promoção Humana busca formar as pessoas a partir da Doutrina Social da Igreja, criando um compromisso com os mais carentes, além de levantar e participar da organização de todas as obras sociais que a Renovação tem através dos Grupos de Oração.

Márcio Alexandre Urquiza

Márcio Alexandre Urquiza

Ministério para Seminaristas
Nascimento: 17 de setembro de 1990
Idade: 33 anos
Grupo de Oração São Miguel Arcanjo
Paróquia São Crispim

Franca-SP
Email: seminaristas@rccfranca.org.br

 

Conheci a RCC no fim de 2011 quando o grupo de oração São Miguel Arcanjo, no qual participo, ainda estava em gestação. Vi muitas vidas e histórias sendo transformadas dentro do grupo de oração e com com certeza posso afirmar que a minha foi uma delas. Quando fui para o seminário e tive que “deixar” o meu grupo de oração senti muito, pois os considero minha segunda família. Porém, em cada oportunidade que tenho de poder estar no grupo de oração sempre estou no lá e faço disso uma prioridade para mim.

 

Ministério para os Seminaristas surgiu primeiramente com um retiro no mês de julho de 1983, em São Paulo. Foi o primeiro Retiro Nacional de Seminaristas (Renasem). Nos primeiros anos, havia dois retiros nacionais (em janeiro e em julho). Com o passar do tempo, foi discernido que o nacional seria no mês de janeiro e os estaduais/regionais, em julho.

O Ministério para Seminaristas tem como missão o acompanhamento e a acolhida aos seminaristas que provêm dos Grupos de Oração ou das Novas Comunidades, mantendo assim, viva a espiritualidade carismática nos vocacionados ao sacerdócio.

O apostolado do Ministério tem duas bases fundamentais: através de Grupos de Oração nos seminários, onde for possível; e através dos retiros de espiritualidade que acontecem nas férias de julho e janeiro. Sendo que, para participar do nacional, é preciso que o seminarista tenha participado do regional/estadual.

Como os seminaristas possuem um programa de formação integral nos seminários, não possuem tanta disponibilidade para atuar nos eventos e atividades da RCC local. No entanto, frequentemente, auxiliam o Movimento no que se refere à Liturgia em seus eventos, como na adoração ao Santíssimo Sacramento e Santa Missa, ou outras necessidades dos Conselhos diocesanos, estaduais ou nacional.

Gustavo Henrique Cintra Rodrigues

Gustavo Henrique Cintra Rodrigues

Ministério Universidades Renovadas
Nascimento: 28 de outubro de 1994
Idade: 29 anos
Grupo de Oração Jovem Reavivando a Chama
Paróquia –
Franca-SP
Email: 
universidadesrenovadas@rccfranca.org.br

 

Tive meu primeiro contato com a RCC no ano de 2007, e desde então o Espírito Santo vem me surpreendendo a cada dia.

O Ministério Universidades Renovadas (MUR) é um Ministério da Renovação Carismática Católica (RCC) que tem como objetivo evangelizar com renovado ardor missionário, testemunhar Jesus Cristo e difundir a experiência de Pentecostes dentro das Universidades. Conciliando a “fé” e a “razão”, o MUR tem também a missão de  transformar a sociedade e o mundo profissional através da experiência do “Batismo no Espírito Santo”, e assim construir, como nos pedia São João Paulo II, a “Civilização do Amor”.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com