Home / Quem Somos?

Quem Somos?

Temos como visão, nos consolidar como um Movimento Eclesial ardoroso, organizado, unido e missionário, que manifesta o rosto e a memória de Pentecostes, tanto em comunidade quanto na pessoa de cada um dos seus membros em todos os ambientes onde se encontrarem. Com militância apostólica e combatividade profética, trabalhamos pela implantação e difusão da espiritualidade e Cultura de Pentecostes, difundindo a obra, o culto e a Pessoa do Espírito Santo.

Priorizamos o Grupo de Oração como espaço privilegiado para a evangelização. Promovemos o Grupo de Oração como um meio eficaz de levar o Evangelho a todos os ambientes, tais como: paróquias, famílias, escolas, universidades, locais de trabalho, ruas, etc. Temos a oração, a formação, e a missão como tripé de crescimento espiritual e para isto, promovemos diversas atividades, tais como: o Seminário de Vida no Espírito Santo; Experiências de Oração; Dias de Oração; Formação Paulo Apóstolo, outras formações específicas e várias outras atividades, conforme o sopro do Espírito de Deus.

Temos como valores:

– buscar a plenitude do Espírito Santo, deixando-se conduzir por Ele para bem viver a vocação cristã na Igreja e no mundo.
– Considerar a unidade como fundamento de todas as atividades da RCC. – O primado dado à vocação de cada cristão à santidade.
– A responsabilidade em professar a fé católica, acolhendo e proclamando a verdade sobre Cristo, sobre a Igreja e sobre o homem, em obediência ao Magistério da Igreja, que autenticamente a interpreta.
– O testemunho de uma comunidade sólida e convicta, em relação filial com o Papa e com o Bispo.
– Conformidade, estima recíproca e adequada comunhão entre todas as formas de apostolado da Igreja.
– O empenho de uma presença na sociedade humana que, à luz da doutrina social da Igreja, coloque-se a serviço da dignidade integral do homem.
– A relação filial com Maria, mãe de Jesus, a centralidade da Palavra de Deus em todas as nossas ações, a vivência sacramental, vida pessoal de oração, prática de jejuns e das virtudes teologais e morais, além da observância dos mandamentos da Lei de Deus e da Igreja.

A Renovação Carismática apareceu na Igreja Católica no momento em que se começava a procurar caminhos para pôr em prática a renovação da Igreja, desejada, ordenada e inaugurada pelo Concílio Vaticano II. Não sendo, pois, um acontecimento isolado, podemos localizar a Renovação Carismática como um dos desdobramentos da evolução da espiritualidade pós-conciliar.

A RCC, teve como marco inicial um retiro espiritual realizado nos dias 17 à 19 de fevereiro de 1967,com alguns jovens e professores católicos, na Universidade de Duquesne (Pittsburgh, Pensylvania, EUA). Embora os primeiros momentos da Renovação tenham se dado em torno do retiro de Duquesne, como afirmou o Cardeal Suenens: “sem nenhum contato entre si, parece que o Espírito Santo suscitou em vários lugares do mundo experiências que, se não são iguais, certamente são semelhantes”.

O estatuto do Movimento Eclesial da RCC, foram aprovados pela Santa Sé em 8 de julho de 1993 com o título de “Estatutos do ICCRS” (“International Catholic Charismatic Renewal Service” – Serviço Internacional da Renovação Carismática Católica)”. Em 14 de setembro de 1993, através do Pontifício Conselho para os Leigos, foi expedido o decreto de Reconhecimento Pontifício do movimento.

A RCC tem seu início no Brasil, no começo dos anos 70. Em geral, pode-se dizer que os primeiros grupos de oração surgidos em inúmeras cidades do Brasil, tiveram sua origem e motivação de início, nas “Experiências de Oração no Espírito Santo” promovidas pelo Pe. Haroldo Rahm, SJ e nos retiros dados pelos padres Eduardo Dougherty, SJ e George Kosicki, CSB.

Breve histórico na diocese

Na Diocese de Franca, em novembro de 1973, após participar de uma Experiência de Oração na cidade de São Paulo, Maria do Nascimento Maníglia (Dona Filhinha), tocada pela ação do Espírito, sentiu-se chamada a colocar para as autoridades eclesiásticas da Diocese a sua intenção de iniciar um Grupo de Oração da RCC. A 17 de Julho de 1975, com a aprovação da Igreja, inicia-se o primeiro Grupo de Oração com o nome de “Espírito Santo” na Paróquia São Sebastião, em Franca.

Confira os videos:

https://www.youtube.com/watch?v=trSlqvUH6sM
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com