Home / Notícias / Diocese / Alegria sobrenatural é vista nos olhos dos participantes do ENF 2019
Diocese do amor e da alegria presente no ENF de Ouro

Alegria sobrenatural é vista nos olhos dos participantes do ENF 2019

O ENF (Encontro Nacional de Formação para Coordenadores e Ministérios) 2019, que aconteceu de 09 a 13 de janeiro em Cachoeira Paulista, na sede da Comunidade Canção Nova, contou com a presença e emoção de dezenas de carismáticos da Diocese de Franca.

Franca compareceu com um ônibus, uma van e um carro lotados. De Orlândia foram dois ônibus, com integrantes das paróquias São José e Cristo Rei, mais oito pessoas de Guará, cidade esta que ainda foi representada com nove voluntários que chegaram na quarta-feira (09/01).

O ENF é um momento de oração profunda, com formação e partilha dos serviços em andamento, escuta e moções proféticas, que direcionam os trabalhos da Renovação Carismática em todas as instâncias, sendo considerado o maior evento formativo da RCC.

A edição de 2019 ainda comemorou os 50 anos da Renovação Carismática Católica no Brasil., com pregação de Patti Gallagher Mansfield (uma das participantes do retiro de Duquesne, nos Estados Unidos, marco do início do Movimento no mundo).

Santuário Pai das Misericórdias – Comunidade Canção Nova

O Padre André, da Paróquia São José, de Orlândia, foi pela 1ª vez no ENF e disse que foi gratificante por três motivos:  “Primeiramente, porque tive a ocasião de celebrar  o Batismo do Senhor no Santuário Pai da divina Misericórdias. Em um segundo momento, participei e convivi no workshop com  Dom Henrique Soares. E finalmente, as pessoas que ali estavam transmitia uma grandiosa e irradiante alegria sobrenatural”. O padre ainda destacou que “as Santas Missas de Dom Alberto Taveira e do Cardeal Dom Orani foram riquíssimas.”

Padre André celebrando missa no Santuário Pai das Misericórdias no ENF 2019

Os recém casados, Gustavo e Débora Rodrigues, ambos de 24 anos, do Grupo de Oração Jovem Reavivando a Chama, também foram pela primeira vez no encontro e na sede da comunidade Canção Nova. Ele conta que o encontro parecia ser distante: “Sempre que ouvia falar do ENF, imaginava algo muito distante da minha realidade. Mas, como os planos de Deus sempre nos surpreendem, tive a graça de participar desta edição Jubilar.” Já a Débora não estava tão ansiosa e Deus a surpreendeu muito: “Tudo que posso dizer é que Deus confirmou muitos sonhos em meu caminho de santidade.”

Da esquerda para a direita: Clóvis de Castro, e a turma que acampou: Débora, Gustavo, Joice, Ederson, Giovani, Helton e Francieli

Douglas trabalhou com voluntário no ENF

 

Para Douglas Gomes Souza, 21 anos, GOJ Jovens Conectados em Cristo, o ENF 2019 foi profético desde o início e ele retornou de lá com um novo alento de Jesus Cristo, para anunciar a Sua Palavra, com renovação para a juventude. Para o jovem, o ponto mais forte foi “o sobrenatural acontecer enquanto encenava-se a história da RCC, no qual senti verdadeiramente a presença de Deus em nosso meio. Rezamos com fervor pela Renovação Carismática Católica da Diocese de Franca, e Deus me colocava que estava em ‘amadurecimento espiritual na diocese’. Todos os momentos nos fizeram realmente nos entregar aos desígnios do Pai, evangelizando em todas as regiões”.

 

 

A emoção e a fé tomaram conta da Márcia Aparecida Jorge dos Santos, 53 anos, desde o convite de seu coordenador do Grupo de Oração O Semeador. Ela é casada, tem cinco filhos e dois netos e disse que estava sem condições financeiras para participar, que só acreditaria quando estivesse lá. E o milagre já estava acontecendo em sua vida. Ela sentiu fortemente a presença de Deus desde quando chegou a Cachoeira Paulista, com 15 mil pessoas organizadas, rezando e cantando. “O céu desceu na Terra verdadeiramente”.

A esquerda Márcia e ao seu lado participantes da Angola

Márcia Aparecida contou que no sábado, durante as comemorações do Jubileu de Ouro da RCC no Brasil houve um lindo teatro. “Vivi intensamente a graça de Deus naquele momento, a noite chovia muito; muitos raios e trovões, um raio muito forte apagou tudo, ficamos no escuro e em silêncio, e de repente todos começaram acender as luzes dos celulares. A Kátia profetizou: “não podemos ter luz própria, temos que seguir Jesus que é a nossa luz”, e a luz voltou, e todos cantavam, gritavam e louvavam a Deus”, relatou. Ela espera voltar no ENF 2020 para novamente beber dessa benção!

Noite carismática Jubilar – Momento marcante do ENF 2019

Alzira Helena de Sousa Melo, participa do Grupo de Oração Nossa Senhora Aparecida na cidade de Itirapuã há 22 anos, e hoje é coordenadora. Já na quinta vez participando do ENF ela disse ser surpreendida por Deus com seus cuidados, “sempre me lapidando para melhor servi-lo”.

Uma profunda experiência aconteceu com ela no ENF de 2018, que teve como tema “Eis que estou a porta e bato”, o qual ela experimentou de forma muito especial.

“Após tantas bençãos vivenciadas durante todo o encontro, e em meio a tantos agradecimentos, do meu coração também saíram muitas orações e súplicas direto ao coração de Deus voltadas à minha condição física, pois estava pesando 125 quilos, com gordura mórbida, e com sérias consequências à minha saúde que já estavam, inclusive, afetando o meu servir ao Senhor. Então, quando voltávamos para casa, durante um Grupo de Oração dentro do ônibus, uma irmã que conduzia o momento do Espírito Santo proclamou que o Senhor estava tocando uma pessoa e curando toda ansiedade e compulsão por comida, pois sua mãe havia passado muita fome durante a sua gestação. Naquele momento tomei posse da profunda cura que o Senhor realizava em mim. Aquelas palavras caíram no meu coração de forma muito especial, pois era uma resposta do Senhor às minhas orações feitas durante os quatro dias do ENF. O Senhor curou o meu interior de toda ansiedade e compulsão alimentar, mas também me concedeu a força necessária para que eu tomasse algumas atitudes.”

Ao chegar Alzira procurou ajuda profissional e com graça espiritual e força de vontade perdeu 30 quilos em cinco meses. “Hoje olho para minha história, que continua a ser escrita, e posso ver que em todos os momentos o Senhor está a me sustentar, pois proclamo sem cessar ‘vem Espírito Santo!’ ”.

Alzira é a segunda na foto da direita para a esquerda, com ela: Mateus, Emanuele, Gilson e Isadora.

O próximo Encontro Nacional de Formação (ENF) acontecerá no início de 2020, na sede da comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista/SP, informações em breve no site oficial da RCC Brasil.

Sobre Ministério de Comunicação Social

O Ministério de Comunicação da RCC, tem como objetivo anunciar o Senhorio de Jesus, em todas as instâncias mostrar semeando a Cultura de Pentecostes. Dentro da Renovação Carismática, é um ministério de serviço que tem o objetivo de dinamizar, organizar e efetivar a evangelização através dos meios de comunicação, bem como ser responsável por toda parte de divulgação e cobertura dos eventos dentro da RCC, servindo de suporte aos demais ministérios.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com